segunda-feira, 18 de maio de 2015

A inspiração da Palavra de Deus

A inspiração da Palavra de Deus

1 – É divina – A palavra de Deus não foi escrita por homens dotados de gênio e força intelectual especial como Sócrates, Platão, Camões, Rui Barbosa e outros gênios do mundo. Os escritores reivindicaram que era Deus quem falava através deles(II Sm 23.2; At. 1.16; IPe 1  

2 –Única – Não  é a mesma que hoje nos vem quando oramos, pregamos, etc. Porque este tipo de inspiração o Espírito Santo pode conceder maior conhecimento e percepção espiritual  ao crente à medida que este se consagra e pode ser permanente, ao passo que a dos escritores da Bíblia não admite graus. Ele era inspirado e sua inspiração era temporária. Várias vezes  encontramos esta expressão: “Veio a mim a Palavra do Senhor”.

3 – Viva – Os escritores não foram  “máquinas” que escreveram sem qualquer noção de mente e raciocínio. Deus não os usou como robô, mas usou suas faculdades mentais.

4 – Completa – A Bíblia não contém a Palavra de Deus, ela é Palavra de Deus. Ela mesma afirma isso(II Tm 3.16). O Senhor Jesus aplicou o termo “A Palavra de Deus” a todo Antigo Testamento, e quanto ao Novo Testamento os textos de Jo 16.12 e Ap. 22. 18 e 19. 

5 –Verbal – Refuta a teoria de que Deus  havia inspirado os pensamentos dos escritores mas não as palavras. A ênfase bíblica está não nos momentos inspirados e sim nas palavras . Hb1.1: II Pe 1.21. Um pensamento é uma palavra antes de ser proferida.

                                        Reverendo Oséas Barreto Velasco

Nenhum comentário:

Blog da Igreja Presbiteriana Central de Senador Camará - http://ipcentralcamara.blogspot.com